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Importância do segundo catalisador no veículo

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Estas explicações se baseiam no fato de que os componentes fazem parte de um sistema catalítico e, muitas vezes, dependendo da gravidade do problema no primeiro catalisador, haverá consequências para o segundo.

Exemplos:

  • Melting no primeiro catalisador – Provavelmente o segundo catalisador sofrerá com excesso de temperatura de gases. Isto ocorre mesmo quando o melting é apenas detectado por microscópio (temperaturas acima de 1200°C e abaixo de 1400°C, comprometendo a superfície química da peça)
  • Quebra do primeiro catalisador – Os resíduos da primeira peça provocarão erosão ao entrar em contato com a segunda peça. Eventuais resíduos de manta, poderão gerar entupimento dos canais da segunda peça.

Além destas possibilidades de falha, pode haver o envelhecimento natural da peça, que poderá ser semelhante ao envelhecimento da primeira peça, a depender do perfil de temperatura do veículo.

Detecção da funcionalidade

Este ponto é um pouco mais crítico, pois, de fato, o controle do OBD (Sensores de oxigênio) normalmente é realizado apenas na primeira peça. Neste caso, o diagnóstico da segunda peça deverá ser feito da mesma forma que nos veículos mais antigos, sem OBD.

Um equipamento de conversão de gases ou mesmo um termômetro (com atenção a temperatura mínima de conversão – ideal andar com o carro antes) para o diferencial de temperatura antes e depois do catalisador, poderão ser utilizados para detecção de eventual falta de performance da peça.

Importante notar que, mesmo não sendo monitorada, esta peça jamais deve ser retirada do sistema de escape, para não alterar a contrapressão do sistema todo, que é um parâmetro utilizado na calibração do veículo.

Embora a resolução 282 do Inmetro permita que se utilize volumes catalíticos menores na reposição, pedimos especial atenção aos carros com motores turbinados, onde o fluxo de gases é muito alto e é conveniente manter o volume e diâmetro do catalisador o mais próximo possível dos originais. Isso vale também para carros com motores a partir de 2,0l, mesmo que aspirados.

 

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